Uma aula prática

Modelagem em papel na escola (2001)

Escolas suecas apresentam todos os anos alguns "trabalhos de livre escolha", que significa que são oferecidos aos alunos diferentes projetos com os quais eles possam se interessar em aprender, que não façam parte do conteúdo programático. No Outono passado, foi dada a oportunidade a alunos da 5ª e 6ª séries da escola "Strömsskolan" para a construção do modelo em papel Bildrum da escuna de 3 mastros "Isolda", que pode ser baixada, gratuitamente, do "Gothenburg Maritime Museum".
Esta escola, em Lilla Edet, na costa Oeste da Suécia, fica situada bem perto de " Lödöse" (a doca), onde o Isolda foi construído, há 100 anos.
Um grupo de garotos escolheu o projeto do modelo em papel, iniciado e dirigido pelo professor Sören Sparre. Os meninos, entre 11 e 12 anos, não tinham a menor experiência com construção de modelos. De fato, eles encontraram dificuldades, pois o Isolda é um modelo detalhado e não um modelo simplificado "para crianças". Os garotos, porém, acharam a montagem bem excitante. O orgulho crescia, enquanto o modelo tomava forma.
As fotos comentadas, abaixo, foram feitas por Yngve Eriksson e Sören Sparre, durante o Outono de 2001.
Na Primavera de 2002. Sören Sparre introduziu o mesmo projeto para um grupo de meninas. "Na minha própria experiência, creio que as meninas são, certamente, melhores construtoras de modelos do que os meninos. Elas, só, não sabem disso. Esperamos que as garotas encontrem seu caminho para a autoconfiança e a alegria na modelagem em papel." GS

Aqui está o grupo. À partir da esquerda: Tommie, Fredrik, Sebastian, Jimmy, Erik, Björn, Niclas, Niklas, Mattias, Henrik, Tomas Rikhard, Erik, Sören (professor) e Markus.
 



Algumas fotos da sala de aula.
 
Jimmy concentrado

Markus, Erik. Mattias e Sebastian com seus modelos.
 

Enquanto os meninos acharam um bocado de dificuldades para enrolar os mastros de papel, conforme sugerido no kit, experimentaram algumas alternativas para fazer mastros e topos. Um foi com grama seca, a qual funcionou bem para a escala original. Outros utilizaram espetos de bambu para churrasco.
Para simplificar o cordame, enxárcia e enfrechates foram copiados sobre "transparências" e recortados. Houve, também, alguns experimentos, como copiar as velas em papel pardo.
 
Os modelos foram exibidos na lanchonete da escola antes do Natal. Lá eles tiveram muitas alegrias e receberam elogios.
 
Um bom exemplo a ser seguido por outras escolas.
 

O modelo na escala 1:160 foi, originalmente, destinado para download do Gothenburg Maritime Museum. http://www.sjofartsmuseum.goteborg.se
Os arquivos estão disponíveis, ainda, no "Isoldas homepage":http://www.isolda.info/
 

Nosso projeto, desde 2001:

Baixamos essas plantas e as construímos em papelão, palitos e laminados de madeira-de-lei. Fazemos pesquisas e experimentos com materiais diversos, como caixas de frutas, palitos, PET, latas de bebidas, etc., etc.
 
Entre nesta loucura chamada "ócio criativo", você, também!
 
Fraternal abraço! 

Nenhum comentário: