torialEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDI

Para mim, este é um hobby muito prazeroso, uma vez que exercita, simultaneamente, a habilidade manual; o raciocínio; a criatividade e a pesquisa. Não sou um especialista, mas, ao longo do tempo, venho desenvolvendo técnicas e processos que podem ser úteis a mais pessoas. Por isso, todos os interessados são bem-vindos! Este não pretende ser um espaço de exposição dos meus trabalhos, mas um utilitário para os principiantes, como eu, desta arte fascinante e educativa. Quando eu tiver reunido um acervo que valha a pena ser mostrado, terei muito prazer em expor e discutir todo o processo criativo.

Quero aprender mais!

Em minhas navegações virtuais pelos mares e oceanos do nautimodelismo, encontrei dezenas de sítios que me forneceram material inestimável para o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de construção dos meus “barquinhos”. A disponibilidade de um farto material literário propicia conhecimento histórico e, igualmente, técnico sobre o assunto. Até mesmo o uso de imagens e fotos tem sido fundamental em meus trabalhos. A constatação de que, mesmo ligados “interneticamente” com esse mundo do modelismo naval, ainda estamos à margem desse conhecimento todo, me oferece, hoje, este tema para reflexão.
Pude, a princípio, notar que no processo de criação os elementos são, praticamente, os mesmos. Conforme a montagem vai se processando, as técnicas vão se ramificando, segundo a cultura, o estilo, região, manejo de ferramentas etc.. Quanto ao acabamento, aí sim, as distâncias aumentam. O cuidado com as filigranas é imprescindível para distinguir um bom artífice dos demais. Controlar a ansiedade e administrar a paciência são dois fatores do diferencial entre um trabalho e outro. Não sou contrário ao “momento da criação”, que envolve o emocional artístico; o traço mais “pesado”; a descarga dos sentimentos na concepção da obra de arte. Apenas, pude constatar que o controle técnico sobre a manifestação artística resulta em um trabalho mais elaborado e bem mais apreciado.
Em breve, vou publicar minhas análises, divididas em tópicos, para um debate que proporcione a disseminação das técnicas e aumente o interesse pelo conhecimento mais aprofundado da arte do modelismo náutico.

2 comentários:

Schooner disse...

Salve Mestre Eduardo!
Foi com imensa satisfação que vi a "propaganda" de teu blog... Com a vida corrida acabei deixando fechado "il mio piccolo cantiere".
Me privo assim deste prazer imenso que é construir e estudar estas pequenas maravilhas.
Mas devo dizer que a cada vez que vejo um de seus modelos, os meus "andam" mais um pouquinho!!
Mesmo com o tempo e o espaço reduzido, vou lá e faço mais algo!!
Um forte abraço!
Guido (Schooner)

Marco Aurelio disse...

olá professor!!! é um prazer visitar este novo Blog.Pois o outro visitei diversas vezes, foi muito util para minhas pesquisas.
Que os bons ventos continuem a nos levar, um abraço.....